oi gente
a galera do fundão vem ajudar a todos a estudar para a prova de matemática.
começaremos com questões de funcao de primeiro grau...

Primeiramente vamos assumir que x seja a quantidade de carrinhos que eu possuo. Vamos montar então a expressão matemática por partes.
Sendo x a quantidade de carrinhos que eu possuo, ao adicionar 8, ficarei com x + 8.
Do enunciado sabemos que ele tem 28 carrinhos e se subtrairmos deste número a quantidade que eu possuo (x), ficaremos com quantidade iguais. Então:
x + 8 = 28 - x
A partir daí devemos deixar a incógnita x isolada no lado direito, passando os coeficientes para o outro lado.
O x que está sendo subtraído no segundo membro, passará ao primeiro membro sendo adicionado.
x + x + 8 = 28
x mais x é igual a 2x, assim como uma laranja mais uma laranja é igual a duas laranjas.
2x + 8 = 28
Passemos agora o 8 que está sendo adicionado, para o outro lado, na operação inversa, ou seja, sendo subtraído:
2x = 28 - 8
Realizando a subtração:
2x = 20
O coeficiente 2 que está multiplicando a incógnita x, passará para o outro membro dividindo o termo 20:
http://www.matematicadidatica.com.br/MEx.ashx?eCBccXVhZCA9IFxxdWFkXGZyYWN7MjB9ezJ9
Realizando a divisão encontramos a raiz 10:
x = 10
Portanto:
RespostaEu tenho 10 carrinhos.

E AI DEU PARA ENTENDER?
VAMOS PARA OUTRA QUESTAO
Digamos que p seja o preço por kg da mercadoria. Como em ambos os casos eu teria um troco a receber, então o valor que eu dei em pagamento seria igual à massa comprada vezes o preço por kg mais o troco nas duas situações. Teríamos então: 

6      p que está sendo somado no segundo membro, passará ao primeiro membro sendo subtraído, ao mesmo tempo em que o 1,25 à esquerda que está sendo somado passará à direita subtraindo:

*  Realizando as subtrações:
  
*  O coeficiente 1,5 que está multiplicando a incógnita p irá para o outro lado dividindo o termo 3,75:
*  http://www.matematicadidatica.com.br/MEx.ashx?cCBccXVhZCA9IFxxdWFkXGZyYWN7Myw3NX17MSw1fQ==
*  Que dividindo dá:
*  http://www.matematicadidatica.com.br/MEx.ashx?cCBccXVhZCA9IFxxdWFkIDIsNQ==
*  Tomemos então o primeiro membro da equação inicial
*  http://www.matematicadidatica.com.br/MEx.ashx?Nyw1cCBccXVhZCArIFxxdWFkIDEsMjU=
*  Ele representa quanto me custou o produto mais quanto recebi de troco, ou seja, quanto dei em dinheiro para o pagamento. Vamos então substituir p pelo valor encontrado de 2,5 e realizar os cálculos:
*   
*  Portanto:
*  RespostaEu dei R$ 20,00 em dinheiro para o pagamento da mercadoria.


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